Fraude digital: conheça as mais comuns!
- Publicado em 14 julho 2023
Habitualmente, as pessoas mais velhas têm menores níveis de literacia digital, estando assim mais expostas aos perigos da internet. Dada a importância para esta faixa etária, o combate à fraude é um dos temas abordados no programa do Eu e a Minha Reforma, projeto de literacia financeira dedicado a adultos e seniores.
Nos dias de hoje, é essencial ser cauteloso! Por isso, neste artigo, reunimos algumas das fraudes mais comuns a que deve estar atento.
OLX e MB Way
A compra de artigos online é uma realidade cada vez mais presente nos nossos dias. Apesar de facilitar o processo de compra, uma vez que deixa de ser necessária a deslocação até à loja, traz alguns riscos de burla associados.
Estes esquemas fraudulentos acontecem, por norma, em sites de venda de artigos em segunda mão, como o OLX. Nestes casos, a vítima tende a ser o vendedor. O burlão demonstra interesse no produto que a pessoa está a vender, entrado em contacto logo de seguida.
⚠️ Neste tipo de burlas é frequente a utilização da aplicação MB Way, que, depois de associada a uma conta bancária permite fazer várias operações como, por exemplo, transferir dinheiro de uma conta para outra⚠️
Depois de entrar em contacto com o vendedor, o “comprador” pergunta se pode pagar por MB Way. Se a resposta for sim e o vendedor não souber utilizar a aplicação, o burlão dá indicações para que, numa caixa multibanco, o seu contacto telefónico seja associado à conta bancária do vendedor, passando a ter total acesso a este dinheiro.
Esta não é o único tipo de fraude através da aplicação. À medida que o conhecimento sobre as burlas com recurso ao MB Way se vai disseminando, mais esquemas vão surgindo. Assim, a melhor forma de se proteger é perceber quais as finalidades desta aplicação e que informação pode, ou não, partilhar.
“Olá, mãe/Olá, pai”
É através da aplicação WhatsApp que surge a tão famosa burla “Olá, mãe/Olá, pai”. O esquema passa pelo envio de mensagens, onde os burlões se fazem passar por filhos das vítimas, afirmando que perderam ou estragaram o telemóvel. Essa é a justificação para estarem a usar um número novo, provisório ou emprestado, que o pai ou mãe não conhecem. De seguida e caso obtenham uma resposta positiva, pedem aos “pais” que lhes façam uma transferência bancária urgente, sem explicar o motivo.
Estas mensagem devem ser avaliadas de forma cautelosa e, caso suspeite ser uma tentativa de burla, deve informar a polícia, não respondendo às mesmas.
Os problemas na conta, o pagamento em falta e tantos outros
É possível que já tenha recebido um e-mail, uma mensagem ou até uma chamada onde uma empresa conhecida (entidade bancária, CTT ou até o Facebook e a Microsoft) lhe dão conta de um problema: seja um pagamento em falta, uma conta que tem um problema, um dado que é preciso atualizar. Também é possível (aliás, altamente provável) que essa mensagem ou e-mail tenha uma ligação para clicar. Pois bem: não carregue!
Potencialmente, trata-se de uma fraude que vai levá-lo a pagar o que não deve, a ceder informação que não precisa de passar…ou até a ficar com algum vírus informático nos seus dispositivos.
Repare sempre no remetente destas mensagens (por exemplo, o Banco não vai enviar-lhe um e-mail de um endereço @gmail ou @outlook) e lembre-se de que, em caso dúvida, deve sempre confirmar com as entidades oficiais se existe realmente algum problema.
De forma a estar mais protegido, pode ler este artigo, onde reunimos mais algumas dicas sobre o que pode ou não fazer, de forma a potenciar a sua proteção online.