Objetivo 2023: melhorar o bem-estar financeiro!

  • Publicado em 13 janeiro 2023

O início de cada ano é sempre um excelente momento para refletir sobre a situação financeira individual, para identificar o que se pretende mudar ou manter e, ainda, para fazer um planeamento financeiro. Neste ano, que será previsivelmente marcado por instabilidade económica, ter consciência dos gastos e traçar objetivos claros ganha ainda mais importância.

Para que este período possa ser vivido com maior tranquilidade, partilhamos consigo três passos que vão ajudá-lo a fazer esta “reflexão financeira” de início de ano e a definir o caminho a seguir. Para quem já frequentou o programa de literacia financeira “Eu e a Minha Reforma”, estes passos nãos erão desconhecidos, pois são abordados nos Laboratórios de Literacia Financeira.

Três passos para uma “reflexão financeira” de início de ano

1. Onde estou: faça o seu check-up financeiro e avalie o seu ano de 2022. Como?

💶 Se não tem o hábito de registar os seus fluxos de entradas/rendimentos e fluxos de saídas/despesas, consulte os extratos bancários e identifique-os. Classifique as depesas por categorias e respetivos montantes, e constate qual o peso relativo de cada uma delas no total dos seus gastos.

💶 De seguida, avalie quais despesas essenciais e não essenciais/supérfluas e priorize as primeiras.

💶 Determine o peso da dívida (das prestações mensais pagas ao Banco) no seu rendimento, se for o caso. Se a sua taxa de esforço for superior a 36%, não aguarde pelo contacto do seu Banco, tome a iniciativa e procure reduzir o peso da dívida, amortizando-a antecipadamente (em parte ou totalmente) ou renegoceie de forma a reduzir o peso da prestação mensal sobre o seu rendimento.

💶 E, por último, mas não menos importante, avalie a sua capacidade de poupar. Conseguiu colocar dinheiro de lado em 2022? Se sim, que percentagem do rendimento conseguiu poupar?

2. Onde quero ir: faça a checklist das mudanças a implementar, defina objetivos e quantifique. Que mudanças podem ser essas?

💶 Ajustar o padrão de consumo ao seu rendimento.

💶 Iniciar um plano de redução da dívida.

💶 Reavaliar o seu crédito habitação e os contratos de seguros.

💶 Renegociar os contratos de telecomunicações ou outros.

💶 Criar ou reforçar o fundo de emergência.

💶 Tentar aumentar  o seu rendimento.

💶 Investir de forma consistente, entre outros.

3. Como chegar: faça o seu plano financeiro para 2023, defina o caminho a percorrer de forma a concretizar os objetivos da sua checklist. Como?

💶 Coloque, para cada mês do ano, o tipo e montante dos rendimentos que sabe que vão entrar.

💶 Retire o valor que vai colocar de lado, para a poupança, e automatize no seu Banco.

💶 “Pague-se à cabeça” e garanta a realização/reforço do Fundo de Emergência.

💶 O valor que fica será o rendimento disponível para satisfazer as suas (e dos seus) necessidades e desejos. Identifique-os por categorias e defina metas, colocando montantes máximos para cada uma das categorias de despesas.

💶 Não se esqueça, de mapear as despesas não recorrentes, como o IMI, se for o caso, o IRS, IUC, e, ainda, os prémios de seguros, revisão do carro, férias, Natal, aniversários, entre outros.

💶 Ao longo do ano, vá registando tudo, para que possa ir acompanhamento e controlando o que planeou e o efetivamente executado.

 

Recomendação final: seja detalhado e mantenha-se focado, disciplinado e consistente. Se assim for, a melhoria do bem-estar financeiro está garantida em 2023! Bom ano ✨