Santo Tirso Aposta na Literacia Financeira

  • Publicado em 15 julho 2024

O município de Santo Tirso, já conta com 4 edições dos Laboratórios de Literacia Financeira dinamizados no âmbito do Programa “Eu e a Minha Reforma”. Dedicado à capacitação financeira e digital de pessoas com mais de 55 anos, o projeto já realizou 24 sessões, desde janeiro 2024, através de uma parceria entre a Fundação António Cupertino de Miranda e a Câmara Municipal de Santo Tirso.

A falta de literacia financeira constitui um problema social na medida em que dificulta a qualidade de vida de todos e, em particular, da população mais velha, conduzindo a processos de empobrecimento e exclusão.

É assim neste contexto que o Município de Santo Tirso em parceria com a Fundação António Cupertino de Miranda se encontra a implementar o projeto Eu e a Minha reforma no âmbito da iniciativa “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto. Este projeto visa promover a educação financeira para seniores e procura dar resposta à necessidade de capacitação destas pessoas, através de um investimento em estratégias que promovem a inclusão financeira e digital, diminuindo, por um lado, assimetrias de informação e conhecimentos financeiros e, por outro lado, capacitando-as para o acesso à utilização e serviços digitais.

Neste ano, foram já realizadas 4 edições dos Laboratórios de Literacia Financeira, tendo os participantes de Santo Tirso adquirido conhecimentos e competências financeiras que lhes permitem tomar decisões que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida e bem-estar e das suas famílias. Através da capacitação financeira, o programa combate a exclusão económica e social, com especial atenção para aquelas que se encontram em situações de vulnerabilidade.

Ao longo das várias sessões - a que é dado o nome de Laboratórios de Literacia Financeira - foram abordados diversos temas relacionados com a gestão financeira pessoal: planeamento e gestão de orçamento, poupança, produtos financeiros, capacitação digital, crédito e endividamento, direitos e deveres, prevenção da fraude, seguros.

Os conteúdos do programa são sempre explicados partindo de linguagens do dia-a-dia e são disponibilizados recursos aos participantes, através da plataforma digital e em suporte físico.

A implementação do projeto foi realizada no âmbito do Investimento RE-C03-i06.03 - Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto Projeto 3046 – Viver +

Em Santo Tirso levamos mais longe a literacia financeira! 🙌