IRS: faz parte deste grupo de mais de 4 milhões de contribuintes?

  • Publicado em 28 maio 2024

No início desta semana, 4.111.278 declarações de IRS já tinham sido entregues no Portal das Finanças. Se ainda não tratou da sua, este artigo é o lembrete de que precisava: tem até 30 de junho.

Ao longo de três meses (abril, maio e junho) todos os contribuintes devem conferir e submeter a sua declaração de IRS com rendimentos relativos a 2023.

Se já entregou a sua e até já recebeu o seu reembolso de imposto (caso tenha direito ao mesmo), está feito! Só tem de voltar a preocupar-se com o assunto em 2025.

Se ainda tem de tratar da sua declaração, aqui estamos para recordar:

🔔 30 de junho é a data que deve marcar no seu calendário! Caso não entregue a declaração de IRS até ao fim do mês de junho, fica sujeito ao pagamento de coimas e/ou reembolso tardio, por isso, o melhor mesmo é não se esquecer.

🔔 Neste artigo pode recordar, de forma sucinta, o que é o IRS e onde entregar.

E se aproveitar o momento para ser solidário?

Aproveitamos também para o recordar que o Estado lhe permite consignar 0,5% do seu IRS a uma instituição à sua escolha, sem que isso tenha qualquer custo ou afete o reembolso.

Para isso, ao submeter a declaração de rendimentos no Portal das Finanças, apenas tem de procurar a secção 11 (Consignação de 0,5% do IRS) e o campo “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública”. Para completar o processo é necessário inserir o NIF da associação escolhida.

Ajudar uma instituição sem fins lucrativos e fazer a diferença está à distância de um clique.

Esperamos que este ano a entrega da declaração de IRS não se torne num bicho de sete cabeças e que não esqueça de cumprir o prazo fiscal! 🙂