Simular o IRS nunca foi tão fácil!

  • Publicado em 24 fevereiro 2023

O IRS pode parecer um verdadeiro labirinto: desde as datas que tem de se ter em conta (que pode consultar aqui) até às várias simulações que são possíveis fazer, passando pelas várias categorias de rendimentos e deduções existentes.

No entanto, há também ferramentas que podem facilitar todo o processo, ainda antes da entrega da declaração de IRS começar, a 1 de abril.

Tal como referimos no artigo sobre o Tax Senior Summit, o evento da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda dedicado ao IRS, a PwC lançou um simulador que promete ajudá-lo a estimar o IRS devido ou a receber, relativamente ao ano de 2022, bem como comparar a diferença de rendimento líquido face a 2021.

➡️ ACEDA AO SIMULADOR DE IRS 2022 DA PWC PORTUGAL ⬅️

A melhor parte deste simulador? É que é 100% digital e simples de usar: só precisa de carregar na ligação acima e depois em “download”. Nas transferências do seu computador, vai aparecer um ficheiro excel, em que deve clicar em “Simulações IRS”.

Depois, só precisa de seguir 3 passos!

👉O primeiro passo é relativo ao preenchimento das informações pessoais, incluindo estado civil, número de dependentes e de ascendentes.

👉 O segundo passo prende-se com questões de rendimentos.

👉 O terceiro e último passo é sobre deduções à coleta do IRS, nomeadamente, despesas de saúde, despesas com aquisições/rendas de imóvel para habitação própria permanente, juros, encargos com pensões de alimentos, contribuições para Planos Poupança Reforma.

Através deste simulador, clicando em “Informações 2022”, pode, também, obter informações sobre deduções por dependentes e ascendentes; deduções por despesas de saúde, de educação, e de encargos com imóveis; dedução por exigência de fatura; encargos com donativos; contribuições para o Plano Poupança Reforma e, ainda, informações relativas a taxas de IRS.

Tenha em atenção que este simulador não prevê as seguintes situações (ver secção “disclaimer”):

  • Residentes fiscais dos Açores e da Madeira
  • Sujeitos passivos deficientes
  • Agregados familiares em que os dependentes ou ascendentes aufiram rendimentos
  • Situações de guarda conjunta de dependentes.

Além disso, as simulações de imposto encontram-se limitadas às categorias de rendimentos e despesas incluídas no simulador. Outra limitação é o facto das simulações de imposto não considerarem o mínimo de existência para agregados familiares com 3 ou mais dependentes com rendimentos mais baixos.  

Contudo, este será um ótimo ponto de partida para prever o IRS que poderá ter de pagar ou o valor que poderá vir a receber do Estado! Assim, se simplifica a compreensão de um imposto que faz parte da vida financeira de todos os contribuintes.