Chegou ao fim o projeto “Contas à Vida – Literacia Financeira” em parceria com o Município de Gondomar

  • Publicado em 11 novembro 2025

Chegou ao fim o projeto “Contas à Vida – Literacia Financeira”, desenvolvido pelo Município de Gondomar em parceria com a Fundação António Cupertino de Miranda, que ao longo de 2024 e 2025 envolveu mais de 200 munícipes. A iniciativa teve como propósito combater a falta de literacia financeira, um desafio que afeta especialmente a população mais velha e os grupos sociais mais vulneráveis, contribuindo para situações de empobrecimento e exclusão social.

 

Integrado na Operação Integrada AMP Centro-Oriental, no âmbito do investimento RE-C03-i06.03, o projeto incluiu seis edições presenciais dos Laboratórios de Literacia Financeira, dirigidas a beneficiários de RSI, pessoas acompanhadas pela Ação Social e idosos em situação de isolamento ou dependência, residentes no concelho.

 

As sessões abrangeram temas essenciais como planeamento e gestão do orçamento, importância da poupança, produtos financeiros, contas bancárias, prevenção da fraude, fiança, consumo responsável e seguros. Os participantes tiveram ainda oportunidade de desenvolver competências digitais, visitar o Museu do Papel Moeda e participar em eventos promovidos pela Fundação no âmbito do programa “Eu e a Minha Reforma”.

 

Com conteúdos alinhados com este programa, o projeto procurou reforçar a inclusão social, promover decisões financeiras mais conscientes e melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de maior vulnerabilidade económica e social.

 

A Fundação António Cupertino de Miranda agradece a todos os que contribuíram para o sucesso do projeto, destacando o empenho dos participantes, técnicos e parceiros envolvidos, e reafirma a sua total disponibilidade para continuar a reforçar a literacia financeira no Município de Gondomar.