O Desafio da Longevidade: Como é que viver mais tempo poderá impactar a reforma
- Publicado em 19 dezembro 2024
Dado o cenário atual de inflação elevada, muitas pessoas estão neste momento preocupadas por não terem poupado o suficiente para a reforma. Temem que os aumentos acentuados nos preços dos alimentos, energia, transporte e cuidados de saúde possam afetar significativamente as suas poupanças para a reforma.
No entanto, há outro fator importante a considerar: a sua esperança de vida.
A longevidade pode ter um impacto ainda maior na duração das suas poupanças para a reforma do que a inflação recorde atual.
Não subestime a sua esperança de vida
Os reformados de hoje irão viver ainda mais tempo e passarão mais anos na reforma do que as gerações anteriores. Este aumento da longevidade traz consigo o desafio de garantir que as poupanças e os rendimentos sejam suficientes para cobrir esse período prolongado. Sabia que uma pessoa de 65 anos tem 50% de probabilidade de viver pelo menos mais 20 anos? Isso significa que a preparação financeira para a reforma deve considerar não só os anos de vida antes da reforma, mas também um número crescente de anos depois de deixar o mercado de trabalho, com a necessidade de recursos para cobrir custos essenciais, como saúde e bem-estar.
As despesas de saúde poderão aumentar
As despesas de saúde representam uma grande parte de qualquer orçamento de reforma, mesmo com seguro de saúde. Viver mais tempo não só aumenta os gastos anuais com saúde, mas também a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mais graves à medida que envelhece.
Planeamento para a Longevidade
Com a esperança de vida a aumentar, poderá querer considerar uma abordagem de planeamento para a longevidade. O planeamento para a longevidade enfatiza o investimento tanto na sua riqueza como na sua saúde. Além de garantir que há dinheiro suficiente para pagar os cuidados de saúde durante a reforma, a outra óbvia medida contra o aumento dos custos de saúde na velhice é manter-se o mais saudável possível durante o maior tempo possível.
Como diz o velho ditado, quem tem saúde, tem tudo. O que não se diz é que, se não tiver saúde, isso pode custar-lhe, à sua família e aos seus filhos adultos.
Eu e a Minha Reforma: uma ajuda para o planeamento da sua reforma
O projeto Eu e a Minha Reforma foi criado para ajudar quem está a planear a sua reforma ou já se encontra nesta fase da vida. Este projeto oferece ferramentas e recursos que ajudam a tomar decisões informadas, desde estratégias para gerir poupanças e despesas até à melhor forma de proteger a saúde financeira a longo prazo.
A iniciativa também promove a importância do planeamento para a longevidade, incentivando as pessoas a reflectir sobre como as suas escolhas de hoje podem impactar a qualidade de vida no futuro. Ao considerar aspectos como despesas de saúde, gestão de poupanças e investimentos responsáveis, o projeto apoia na construção de uma reforma mais tranquila e segura.
Comece a planear quanto antes
Planear para a reforma agora pode ajudar a garantir que não ficará sem poupanças mais tarde. Mas quando não tem ideia de quanto tempo viverá, é difícil saber por quanto tempo o seu dinheiro durará.
Por isso, nunca é demasiado cedo para começar a planear para a reforma! O projeto Eu e a Minha Reforma pode ser um aliado importante na preparação para o futuro, ajudando-o a garantir estabilidade e bem-estar na fase da reforma.