Tax Senior Summit – Eu e os Meus Impostos: FACM organizou evento para desmistificar o que “devia ser simples”

  • Publicado em 23 fevereiro 2022

Uma questão que “devia ser simples”, como referiu Bruno Andrade Alves, Tax Partner da PwC Portugal, perante a plateia de quase 100 pessoas que aderiram ao evento realizado na última terça-feira, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. “A realidade mostra-nos que não é bem assim”, advertiu o orador convidado, que apontou ainda alguns dos motivos que contribuem para dificultar a compreensão do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. Entre eles, estão as diversas categorias de rendimentos, o complexo conjunto de deduções à coleta e ainda as opções que existem no momento de entrega da declaração e que podem ter impacto no seu retorno, como acontece com a entrega conjunta ou individual. 

Ao lado de Bruno Andrade Alves, esteve em palco Inês Abreu, Administradora da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que deu as boas-vindas ao evento e relembrou que “muitas vezes, não é fácil ter acesso a informação isenta, acessível e, sobretudo, compreensível”, no que aos impostos diz respeito. A Administradora explicou que o Tax Senior Summit surgiu precisamente para contrair a linguagem mais técnica e pouco esclarecedora com que os consumidores são confrontados diariamente, sublinhando que, se cada contribuinte tem o dever de entregar a sua declaração de IRS, tem também o direito de estar informado, zelar pelas suas poupanças e tentar obter o máximo benefício possível.  

Com a participação de duas especialistas da PwC Portugal, consultora parceira na organização do evento, o Tax Senior Summit criou o momento ideal para esclarecer todas as questões ligadas ao IRS – da teoria à prática. Ana Carvalho Reis, Tax Manager da PwC, começou por detalhar cada uma das categorias de rendimentos que são consideradas em sede de IRS, explicando ainda as taxas de tributação existentes e os mais variados tipos de deduções à coleta (despesas gerais familiares, saúde, educação, lares, imóveis e tantos outros), acompanhadas dos respetivos limites. Do lodo mais prático, foi dado um exemplo simulado de cálculo de IRS e, com a intervenção da Tax Consultant Bárbara Zabumba, foi explicado o preenchimento digital da declaração de IRS, que vai estar disponível de 1 de abril a 30 de junho. As diferenças entre as declarações de IRS Automático e IRS Regular, bem como a importância da validação de faturas e a forma de obter comprovativos foram alguns dos pontos abordados. 

A manhã de aprendizagem e partilha de conhecimento terminou, como habitual nos Senior Summit da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com um momento de perguntas e respostas, onde os participantes puderam esclarecer algumas das suas dúvidas. 

O Tax Senior Summit – “Eu e os Meus Impostos” foi realizado no âmbito do projeto de literacia financeira Eu e a Minha Reforma, dedicado a pessoas com mais de 55 anos e apoiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) e pelo Portugal Inovação Social.