Semana Mundial do Investidor: Qual a origem e porque se celebra?
- Publicado em 10 outubro 2024
A Semana Mundial do Investidor é celebrada em todo o mundo e Portugal não fica de fora! Este ano celebra-se de 7 a 11 de outubro com várias iniciativas sobre investimento, poupança, banca, serviços financeiros e muito mais. Mas do que se trata esta semana afinal? É isso que vamos explicar.
🏛 Como surgiu?
A Semana do Investidor surgiu como uma iniciativa global, em resposta à crescente necessidade de aumentar a literacia financeira e promover hábitos de investimento mais responsáveis.
O objetivo inicial era criar uma plataforma onde tanto investidores iniciantes como experientes pudessem aceder a informações claras e objetivas sobre investimentos, ajudando-os a tomar decisões mais informadas. Ao longo dos anos, diversos países e instituições adotaram a iniciativa, adaptando-a às suas realidades financeiras e económicas.
Em Portugal, a Semana do Investidor tem vindo a ganhar relevância, sendo promovida por entidades como a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
🏛️ Quem organiza a Semana Mundial do Investidor?
A nível global, é promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO, na sigla em inglês). Por cá, é responsabilidade da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), conta com o alto patrocínio Alto Patrocínio do Presidente da Républica Portuguesa.
Para além disso, tem um conjunto de oito parceiros – alguns deles também parceiros da Fundação António Cupertino de Miranda, na implementação do projeto de literacia financeira No Poupar Está o Ganho. É o caso da Associação Portuguesa de Seguradores e do Banco de Portugal.
🏛️Para que serve?
A Semana Mundial do Investidor tem como objetivo “sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores”. Mas não se pense que as atividades desta semana são apenas para quem tem grandes investimentos. Nada disso! Todos podemos ser atuais ou futuros investidores, até pela forma como gerimos (e guardamos) as nossas poupanças.
Durante o evento, são oferecidos workshops, palestras e seminários sobre diversos temas, como a diversificação de carteiras, a análise de riscos, e a importância de planeamento financeiro a longo prazo. Este evento é fundamental para quem deseja melhorar os seus conhecimentos financeiros e fazer escolhas mais informadas no mundo dos investimentos.
Além disso, a Semana do Investidor é uma excelente oportunidade para investidores de diferentes níveis de experiência aprenderem sobre novas tendências e oportunidades no mercado. Desde os iniciantes que querem entender os conceitos básicos até os investidores mais experientes que procuram explorar novas estratégias, há uma grande variedade de conteúdos adaptados às necessidades de cada perfil.
Este evento destaca-se ainda por promover o investimento sustentável, sublinhando a relevância de opções que, além de serem financeiramente viáveis, têm um impacto positivo em termos ambientais e sociais.
Com o propósito de discutir temas atuais e apoiar nas decisões de investimento. CMVM publicou ainda um Guida do Investidor, destinado a investidores não profissionais e potenciais investidores. Neste guia poderá encontrar informação sobre: Investir ao longo da vida | Risco e rentabilidade dos instrumentos financeiros | Finfluencers | Plataformas de investimento digital | Impostos aplicados a instrumentos financeiros.
Este ano a Fundação António Cupertino de Miranda, no âmbito da Semana Mundial do Investidor 2024, foi parceira da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) na organização da sessão "Wininsurance: startups e seguradoras numa relação win-win", que decorreu na FEP. O evento foi preparado tendo como principal objetivo aproximar os jovens universitários do ecossistema de inovação no setor segurador, destacando as experiências de startups e as oportunidades de colaboração com seguradoras.