Aproveite o Dia dos Museus e descubra 5 peças únicas no Museu do Papel Moeda
- Publicado em 15 maio 2024
O Museu do Papel Moeda expõe, atualmente, uma das maiores coleções de papel moeda de toda a Europa. Há muitas peças, histórias e curiosidades para descobrir no Museu da Fundação António Cupertino de Miranda. Damos-lhe cinco exemplos e ainda lhe contamos a programação para o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio. Junte-se a nós nas celebrações 🎉
O Museu Papel Moeda, inaugurado em 1996, é parte integrante da Fundação António Cupertino de Miranda, que conserva, expõe e divulga todo o espólio reunido ao longo de décadas.
Celebramos, diariamente, este património museológico, mas, no próximo sábado, fazemo-lo de forma especial. A 18 de maio assinala-se o Dia Internacional dos Museus e estas são as atividades que o Museu do Papel Moeda lhe disponibiliza:
🏛️ Visite-nos livremente entre as 10h00 e as 18h30. Sendo um dia especial, vamos excecionalmente abrir as portas ao sábado!
🏛️ Faça a visita guiada “A Árvore das Patacas: será que afinal o dinheiro nasce nas árvores?!”. A iniciativa é sujeita inscrição prévia, até 16 de maio, através do e-mail [email protected]
🏛️ Integre a iniciativa Museuspaper, criada pela Câmara Municipal do Porto. Pode escolher visitar 3, 6 ou 9 museus – sendo o Museu do Papel Moeda um dos disponíveis. No final de cada visita, é-lhe colocada uma questão e, no final da sua rota, receberá uma surpresa!
Fique, desde já, a conhecer 5 peças únicas que pode encontrar no Museu do Papel Moeda, seja a 18 de maio ou sempre que quiser visitar-nos:
🪙 A primeira moeda de papel, vinda da China
De modo a facilitar o transporte de grandes quantidades de moedas, os bancos chineses criaram, no século XI, a primeira moeda de papel. O início da história de algo tão importante para a humanidade pode ser visto no nosso Museu!
🪙 Totalidade das emissões portuguesas de notas
No Museu, pode encontrar a totalidade das emissões portuguesas de notas, sendo de destacar a existência de três dezenas de notas únicas.
Além disso, fazem parte da coleção as Apólices do Real Erário, que foram o primeiro papel moeda a surgir em Portugal. No Museu está exposta a apólice de 2.400 reis, que foi a primeira de 800 a serem emitidas em 1797, sendo este o único exemplar conhecido.
🪙 Uma réplica da máquina onde foi impressa a primeira nota
Pode encontrar uma réplica da máquina onde foi impressa a primeira nota do Banco de Lisboa, o Tórculo. As primeiras notas a serem emitidas, e que estão em exposição no Museu, foram as notas 19$200, 48$000 e 96$000 reis, a 20 de agosto de 1822.
🪙 Conjunto raro de Papel Selado
O Papel Selado era um documento obrigatório em todos os requerimentos e atos públicos, como escrituras, processos judiciais, contratos de compra e venda ou procurações. Criado em 1660, por D. Afonso VI, o Papel Selado só foi extinto 300 anos depois, tendo sido uma alta fonte de rendimentos tanto para a Monarquia como para a República. No Museu do Papel Moeda pode ver um conjunto raro de Papel Selado do século XVII, encontrando-se quase toda a variedade de datas e valores.
🪙 Primeiras Ações que surgiram em Portugal
No tempo colonial, após a formação de Companhias que detinham a maior parte do comércio das colónias portuguesas, surgiram em Portugal as primeiras ações - títulos representativos da participação que os sócios detêm no capital de uma sociedade. Criadas por Marquês de Pombal, estes documentos eram verdadeiras obras de arte com ilustrações de, por exemplo, minas e transportes ferroviários ou marítimos.
Além de tudo isto...
A exposição está adaptada a cegos, amblíopes e pessoas com défice cognitivo, sendo a informação disponibilizada em papel, braille e suporte digital.
Ficou curioso para conhecer o Museu do Papel Moeda? Visite-nos e celebre connosco o Dia Internacional dos Museus! Vemo-nos por lá 😊