5 raridades a não perder na visita ao Museu do Papel Moeda

  • Publicado em 17 maio 2023

O Dia Internacional dos Museus celebra-se esta quinta-feira (18 de maio) e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, juntamente com o Museu do Papel Moeda, disponibiliza três iniciativas com acesso gratuito e ideais para toda a família, a decorrer de 18 a 20 de maio!

Como antecipação e para despertar o seu interesse em visitar o Museu, partilhamos algumas raridades e curiosidades que pode descobrir neste espaço, em primeira mão:

A primeira moeda de papel, vinda da China

A primeira moeda de papel surgiu na China, no século XI. Os bancos locais, para facilitarem aos comerciantes o transporte de grandes quantidades de moeda de baixo valor, criaram estes documentos.

O Museu do Papel Moeda apresenta um exemplar de uma nota chinesa da dinastia de Ming (1368-1699). Esta nota equivalia a 100 moedas de bronze, que pesavam cerca de 3,5kg.

O primeiro papel moeda português

As Apólices do Real Erário foram o primeiro papel moeda a surgir em Portugal, tendo início num empréstimo de dez milhões de cruzados, autorizado por decreto Real de D. Maria I, em 1796. As apólices, manuscritas e unifaciais, evidenciam-se pela riqueza dos desenhos que, geralmente, fazem alusão a atividades agrícolas.

No Museu, está exposto um exemplar muito raro: a apólice de 2.400 reis (1797). Esta foi a primeira a ser emitida, em novembro desse ano, e foram feitas apenas 800, sendo este o único exemplar conhecido.

Uma réplica da máquina onde foi impressa a primeira nota

A primeira nota a aparecer em Portugal continental surgiu com a criação do Banco de Lisboa, em 1821, com funções comerciais e emissoras.

No Museu do Papel Moeda, pode encontrar um réplica da máquina onde foi impressa a primeira nota do Banco de Lisboa, o Tórculo. Neste espaço, está também exposto um raro conjunto de notas, pela diversidade de valores e chapas. As primeiras a serem emitidas, e que estão em exposição no Museu, foram as notas 19$200, 48$000 e 96$000 reis, de 20 de agosto de 1822.

A primeira nota da República

Foi em 1911 que o escudo passou a ser a moeda padrão. Durante um período de quase 20 anos, as notas em reis continuaram a circular, em simultâneo com as de escudo, levando apenas a sobrecarga REPÚBLICA inscrita.

No nosso Museu, encontram-se expostas as primeiras notas impressas em escudos, após a Implantação da República. A primeira é de 5 escudos (29 de julho de 1913), onde figura Alexandre Herculano.

A nota de “Alves Reis”

Artur Alves Reis foi um dos maiores burlões da história. A nota vulgarmente denominada por nota “Alves Reis” (17 de novembro de 1922) está associada ao caso “Angola e Metrópole”. Nesta famosa burla, apareceram algumas notas conhecidas por “Camarões”, uma vez que, foram banhadas em ácido cítrico, com o propósito de as livrar do cheiro a tinta fresca, resultando da experiência uma nova coloração.

No Museu, podes encontrar um exemplar destas notas, assim como, um dos pares de notas que levaram Alves Reis à cadeia.

Depois de todas estas curiosidades, já se sente mais tentado a fazer-nos uma visita? Aproveite o Dia Internacional dos Museus para explorar o Museu do Papel Moeda e todas atividades que temos preparadas para si e para a sua família!

📝 Informações e inscrições: https://www.eueaminhareforma.pt/noticias/79