Senior Summit leva mais de 120 participantes à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

  • Publicado em 25 novembro 2021

Foi pela voz da Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda que foram dadas as boas-vindas ao Senior Summit. “Estar preparado para envelhecer é isto mesmo: mudar de vida, de comportamento, ser financeiramente informado e tecnologicamente competente”, dizia Maria Amélia Cupertino de Miranda, naquele que poderia ser um resumo do propósito deste evento, dedicado aos “Direitos e Deveres dos Consumidores”. 

Num dos auditórios da Fundação, a plateia encheu-se com mais de 120 pessoas, atuais e novos participantes do Eu e a Minha Reforma. Tal como este programa de literacia financeira e digital que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda dedica aos maiores de 55 anos, também o Senior Summit procurou criar um espaço para partilha de informação e esclarecimento de dúvidas práticas do dia a dia do consumidor comum. 

A primeira intervenção da tarde esteve a cargo do Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP). Anabela Brito, Diretora Executiva do CICAP, explicou a importância de saber quando, onde e como reclamar, dando a conhecer o papel dos centros RAL (Resolução Alternativa de Litígios de consumo), no apoio que podem prestar ao cidadão. 

O Banco de Portugal foi responsável pelo segundo momento do Senior Summit, dedicado aos direitos e deveres do cliente bancário. Helena Marques, Chefe de Serviço do Departamento de Emissão e Tesouraria, e Marco Teixeira, Técnico Assessor do mesmo Departamento, esclareceram alguns termos (como TAEG ou MTIC) que são repetidamente ditos aos consumidores, mas nem sempre compreendidos. A Conta de Serviços Mínimos Bancários foi outra das questões abordadas e uma das que mais curiosidade gerou junto dos participantes, pela utilidade que tem para a população mais velha. 

Curiosidade que se estendeu a todos os temas abordados, ao longo do Senior Summit. Durante as intervenções e no momento final de debate, os participantes tiveram oportunidade de colocar questões aos oradores e ver esclarecidas as suas dúvidas. 

Esta foi a segunda vez que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda realizou o Senior Summit, tendo esta sido uma edição presencial muito participada.