Já começou a 11.ª Global Money Week!

  • Publicado em 20 março 2023

De 20 a 26 de março, assinala-se a Global Money Week - uma campanha anual, iniciada pela Child & Youth Finance International (CYFI), que tem como objetivo sensibilizar para a importância da literacia financeira. Todas as edições contam com um tema e o da 11.ª edição é “Planeia o teu dinheiro, semeia o teu futuro”.

A Global GMW2023 arrancou com um evento de lançamento co-organizado pela OCDE/INFE e pelo Banco da Itália. Este marcou o início de uma semana que é vista como uma oportunidade para refletir sobre a importância da educação financeira como um instrumento que promove o crescimento sustentável e inclusivo.

As atividades organizadas durante a GMW são inúmeras e variam de país para país. Debates, palestras de figuras públicas proeminentes, visitas a bancos nacionais e concursos de educação financeira são apenas alguns dos exemplos!

O mote desta edição (“Planeia o teu dinheiro, semeia o teu futuro”) visa sensibilizar para a importância de adotar uma abordagem responsável, informada e voltada para o futuro na tomada de decisões financeiras. A par disso, a escolha das palavras “planeia” e “semeia” não foi ocasional, uma vez que estas espelham a ideia de que o bem-estar financeiro individual está estritamente relacionado com a saúde do planeta e da sociedade como um todo.

Este projeto internacional é coordenado, a nível mundial, pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE). Já em Portugal, a coordenação desta iniciativa está a cargo do Plano Nacional de Formação Financeira.

O sucesso desta campanha é indiscutível, tendo alcançado mais de 53 milhões de crianças e jovens em 176 países em todo o mundo, ao longo de 10 edições. Em 2021, 219 milhões de pessoas e cerca de 16 mil organizações participaram na Global Money Week.

A Global Money Week e o tema desta 11.ª edição não poderiam estar mais alinhados com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que contribui para a capacitação financeira, desde tenra idade, com os projetos educativos No Poupar Está o Ganho, Por Tua Conta e Educação Financeira: Uma Necessidade Especial.

Contudo, a missão de promover a literacia financeira não se esgota nos públicos mais jovens. Para os adultos e seniores, a Fundação promove o Eu e a Minha Reforma, que, desde setembro de 2020, envolveu mais de 1.800 participantes nas suas sessões de capacitação - os Laboratórios de Literacia Financeira.

Nesta semana especial e em todas as outras: celebramos juntos a importância da literacia financeira!