Regresso às aulas: como gerir as despesas escolares

  • Publicado em 26 agosto 2024

Com mais um ano letivo prestes a começar, o entusiasmo dos filhos caminha lado a lado com as preocupações financeiras (e não só) dos pais. Conheça algumas dicas para poupar no regresso às aulas, sendo a preparação para o novo ano letivo uma ótima forma de incorporar e aplicar conhecimentos de literacia financeira 👇 

Como sabemos, o início do ano letivo é um momento financeiramente desafiante e a lista de material escolar para comprar pode ser assustadora. Organizar tudo o que é necessário, ter uma noção das despesas e envolver os mais novos neste processo, são algumas das melhores formas de reduzir estes gastos. 

 

Planear e orçamentar 

👉 A palavra-chave para poupar em qualquer situação é planear! Deve ter em mente todos os gastos, não só no início do ano letivo, mas ao longo do período escolar, desde o material, a lanches e atividades extracurriculares. 

👉 Além disso, no começo do ano, faça uma lista de tudo aquilo que é necessário e não supérfluo, para ter uma noção real do quanto vai gastar e onde é que pode fazer cortes. O que nos leva à próxima dica… 

 

Priorizar necessidades sobre desejos 

👉 Ao preparar o regresso às aulas, pais e alunos devem refletir sobre o que realmente é preciso, evitando gastos desnecessários em artigos supérfluos ou marcas mais caras.  

👉 Além disso, lembre-se: não é necessário comprar tudo de uma vez! Invista no material necessário para o início do ano e, posteriormente, vá comprando os restantes itens. 

 

Reutilize material escolar 

👉 Com o início do ano letivo, temos a tendência a acreditar de que é necessário comprar todos o material escolar novo, mas não é verdade. Desde canetas a capas e estojos, há diversos itens que podem ser reutilizados de anos anteriores ou até de familiares ou amigos. 

👉 Por isso, antes de ir às compras, procure lá por casa quais os materiais que ainda estão em boas condições para serem reutilizados. 

 

Antes de comprar, pesquise! 

👉 Depois de preparar a lista com todos os bens necessários, é importante fazer alguma pesquisa sobre as marcas e os locais mais vantajosos para comprar o material escolar. Procure por avalições e opiniões online sobre o porquê de escolher uma mochila de uma determinada marca ou qual o melhor caderno para acompanhar o seu filho no novo ano letivo.  

 

Esteja atento às promoções 

👉 Estar atento às ofertas é uma excelente forma de economizar, já que muitas das lojas de material de escolar, assim como as grandes superfícies comerciais, têm promoções no início do ano letivo. 

 

Agora que já sabe as melhores dicas para poupar no ano letivo 2024/25, não se esqueça de envolver ao máximo os seus filhos em todo este processo, para que estes possam cultivar uma mentalidade mais consciente em relação ao dinheiro e desenvolver hábitos financeiros saudáveis. 

 

Com estas dicas, a preparação para o novo ano letivo transforma-se numa oportunidade de desenvolver conhecimentos e práticas de literacia financeira! 📚