Eu e a Minha Reforma: mais de dois anos, uma nova definição de Envelhecimento

  • Publicado em 22 dezembro 2022

Está a chegar ao fim a primeira fase da vida do Eu e a Minha Reforma. Desde setembro de 2020, este projeto de literacia financeira e digital da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda foi apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu. 

O final do projeto financiado não significa, contudo, que será dada por terminada a missão de promover conhecimentos, atitudes e comportamentos mais conscientes e informados face à gestão das finanças pessoais. Pelo contrário, a aprendizagem adquirida ao longo da implementação do projeto permitirá que este possa ser novamente aplicado no futuro, em qualquer geografia ou momento. 

Porém, o final deste projeto com a Portugal Inovação Social traz inevitavelmente um momento de balanço: como correram estes 28 meses de “Eu e a Minha Reforma”? Maria Amélia Cupertino de Miranda não tem dúvidas: "todas as metas fixadas à partida foram superadas enormemente"! 

Durante o período de apoio ao projeto por parte da Portugal Inovação Social o Eu e a Minha Reforma chegou a mais de 1.800 participantes. 

Para isso, foram desenvolvidos/as: 

👉64 edições dos Laboratórios de Literacia Financeira: as ações de capacitação em que os participantes tiveram oportunidade de se inscrever gratuitamente. 

👉 5 eventos de sensibilização: entre eles, o Fórum “Transição para a Reforma” lançou o debate sobre a temática da longevidade e a Senior Summit partilhou a visão de especialistas sobre temas de interesse para os consumidores seniores (como os impostos, na Tax Senior Summit). 

 Ao longo do projeto, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda avaliou o impacto social gerado pelo projeto, através de um estudo cujos primeiros resultados já mostram a efetiva mudança sentida pelos participantes do Eu e a Minha Reforma. 

Entre os primeiros resultados do estudo de medição de impacto, encontramos: 

👉 89,8% dos participantes alteraram o nível de conhecimentos 

👉 72,4% alteraram as suas atitudes em relação à gestão financeira 

👉 71,8% alteraram os seus comportamentos em relação à gestão financeira 

Desde setembro de 2020, o Eu e a Minha Reforma foi, por isso, vivido em permanente conquista e crescimento, com o apoio de todos os seus participantes e parceiros! 

A Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda destaca a eficácia do projeto, afirmando que os participantes partilham, nos seus testemunhos após integrarem o programa, “que se sentem mais curiosos, que querem saber mais sobre educação financeira” e “que estão abertos a novas experiências”. “As pessoas declaram-se mais capazes e mais confiantes, e também mais preparadas, mais ativas e mais autónomas. E isto é também muito importante para uma pessoa mais velha – a sua autonomia pessoal e financeira”, acrescenta.  

Características fundamentais como estas preconizam uma nova definição de envelhecimento, promovida através do conhecimento financeiro! 

📽 Veja a entrevista de balanço sobre o Eu e a Minha Reforma aqui