Fórum “Transição para a Reforma”: 7 motivos pelos quais vamos debater a longevidade

  • Publicado em 17 novembro 2022

É já na próxima quarta-feira (23 de novembro), a partir das 14h, que os desafios da longevidade vão ser o grande tema em destaque no Fórum “Transição para a Reforma – Desafios às Organizações e às Pessoas”. Por que motivos lança a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, pela segunda vez, o debate sobre as temáticas da longevidade? 

Descubra 7 dos muitos (e importantes) motivos pelos quais este tem de ser um assunto de debate público e alargado a nível nacional. Aproveite também para conhecer boas razões para fazer a sua inscrição na segunda edição deste Fórum. 

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI

 

POR QUE VAMOS DEBATER A LONGEVIDADE? 

1. Porque a longevidade está a aumentar e estamos a assistir a uma alteração demográfica sem precentes. 

Portugal é terceiro país mais envelhecido da Europa e o quarto do Mundo. As pessoas com mais de 65 anos são cada vez mais e vivem até cada vez mais tarde, o que torna imprescindível (re)pensar a longevidade.

2. Porque é uma problemática desafiante a nível mundial. 

A Assembleia Geral das Nações Unidas já declarou a década entre 2021 e 2030 como a "Década do Envelhecimento Saudável". 

3. Porque é necessário mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento. 

É imprescindível uma mudança de perceção para a eliminação ou pelo menos para a mitigação do preconceito de idade (o idadismo), pois este tem efeitos prejudiciais sobre a saúde e o bem-estar das pessoas idosas. Ainda existem muitos estereótipos (como pensamos), preconceito (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) neste campo.  

4. Porque o aumento da longevidade deve ser visto como uma oportunidade.  

A idade não deve ser, por si só, um impedimento para aproveitar estes anos de vida para desenvolver novas atividades, exercer outras profissões, estudar, empreender atividades de lazer. Para além disso, viver mais anos é também uma oportuniade para as famílias, para a sociedade em geral e para o desenvolvimento económico do país. 

5. Porque é fundamental promover o compromisso económico, social, político, educacional e cultural em torno de uma estratégia nacional para a longevidade. 

O desenho desta estratégia deverá mobilizar todos - governo, poder local, sociedade civil, profissionais, academia, comunicação social e setor privado - para a partilha de conhecimento, de expertise, de tecnologias e recursos 

6. Porque a Fundação tem um programa dedicado aos seniores. 

O “Eu e a Minha Reforma” é um programa de literacia financeira e digital desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda para pessoas com mais de 55 anos. 

7. Porque aumentar a literacia financeira e digital é a base da preparação para a reforma. 

Esta foi uma das principais conclusões da primeira edição do Fórum “Transição para a Reforma”. Quais serão as deste evento? Junte-se a nós, no próximo dia 23, e descubra. 

 

MARQUE NA AGENDA 

🗓️ Dia: 23 de novembro de 2022 

🕛 Hora: 14h00 

🏛️ Local: Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Avenida da Boavista, 4245, Porto) 

🖥️ Inscrição gratuita: clique aqui  

📝 Programa completo: clique aqui 

🤝O Fórum “Transição para a Reforma – Desafios às Organizações e às Pessoas” é organizado no âmbito do programa “Eu e a Minha Reforma”, com o apoio do Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.