Eu e a Minha Reforma: 700 pessoas já participaram em sessões de literacia financeira e digital

  • Publicado em 11 outubro 2021

O projeto Eu e a Minha Reforma começou a ser implementado em 2020 pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, em parceria com as Câmaras Municipais da Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia.  Desde então, foram realizadas 30 edições dos Laboratórios de Literacia Financeira, num total de 300 sessões de capacitação abertas a todas as pessoas com mais de 55 anos e residentes nestes seis concelhos.

Através de explicações simples e da partilha de experiências quotidianas, as sessões proporcionam respostas práticas a questões como a elaboração de um orçamento familiar, a utilização de serviços mínimos bancários e a realização de operações bancárias através de meios digitais. O crédito responsável, as fraudes mais comuns ou os direitos e deveres dos consumidores são outras das muitas temáticas abordadas ao longo das sessões.

“Não temos dúvidas de que o bem-estar de cada um de nós depende também do bem-estar financeiro. Por isso, explicamos aos nossos participantes como pequenas mudanças no seu dia a dia (como a criação de um orçamento familiar) podem trazer grandes melhorias na sua qualidade de vida. Acima de tudo, queremos que tenham ao dispor informação isenta e fiável para poderem tomar as melhores opções financeiras”, explica Inês Abreu, Administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Só em setembro de 2021, foram iniciadas seis novas edições dos Laboratórios de Literacia Financeira do “Eu e a Minha Reforma”.

O “Eu e a Minha Reforma” é apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu. Todas as novidades do projeto podem também ser acompanhadas através das redes sociais.