Valongo recebe a sexta edição do Programa "Eu e a Minha Reforma"

  • Publicado em 29 abril 2022

O programa de literacia financeira “Eu e a Minha Reforma” arrancou uma nova edição presencial em Valongo. Dedicado à capacitação financeira e digital de pessoas com mais de 55 anos, o projeto já chegou a 100 pessoas deste município, através de uma parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Câmara Municipal de Valongo.

Esta é a 6ª edição do programa “Eu e a Minha Reforma” dedicada exclusivamente a residentes em Valongo. Para além destas edições, os munícipes de Valongo têm tido também a oportunidade de participar em sessões realizadas em formato digital.

Ao longo das várias sessões - a que é dado o nome de Laboratórios de Literacia Financeira - são abordados diversos temas relacionados com a gestão financeira pessoal. O objetivo é que os participantes possam compreender a importância do orçamento familiar, da poupança, dos direitos e deveres e da prevenção da fraude, assim como perceber o funcionamento dos seguros, impostos, produtos financeiros e crédito.

A sessão inaugural da nova edição contou com a presença da Vereadora da Ação Social da Câmara de Valongo, Manuela Duarte, que admitiu ser “um orgulho participar num projeto que instrui a população mais velha e lhe concede acesso mais facilitado à informação disponível”.

Também presente nesta sessão esteve Maria Amélia Cupertino Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que reforçou a importância do programa como forma de transmitir conhecimentos financeiros e digitais que auxiliam nas questões do dia a dia. “Aprender a viver de acordo com os nossos meios é fundamental e devemos saber fazê-lo de uma forma feliz! A gestão do orçamento é necessária para orientar as decisões do quotidiano, por isso, o programa contribui com ferramentas para que possamos criar uma relação saudável com o dinheiro”, refere.

Estas sessões presenciais em Valongo estão a decorrer até ao final do mês de maio, mas há já novas edições previstas e com inscrições abertas em www.eueaminhareforma.pt.

O programa “Eu e a Minha Reforma”, é apoiado pelo Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.