Dia Mundial da Alimentação: Poupar e ter uma alimentação completa? É possível!
- Publicado em 23 outubro 2024
Desde as idas ao supermercado às saídas para comer fora, não é novidade que as despesas de alimentação estão cada vez mais elevadas. Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, partilhamos algumas de dicas de como gerir as finanças, mantendo uma dieta saudável e completa 👇
A alimentação tem um grande peso no orçamento familiar, e, por vezes, parece difícil poupar sem comprometer a qualidade das refeições. No entanto, com planeamento e algumas estratégias simples, é possível reduzir este gasto sem sacrificar a saúde ou o prazer de uma boa alimentação. Vamos conhecer algumas dicas?
No que toca a alimentação, como poupar…
No supermercado:
🛒 Faça uma lista de compras: É sempre importante fazer o planeamento semanal das refeições e elaborar uma lista com todos os ingredientes necessários. Além de evitar esquecer itens importantes, ajuda a manter o foco e a evitar compras por impulso.
🛒 Aproveite promoções de forma consciente: Promoções são tentadoras, mas para serem eficazes é essencial comprarmos apenas produtos que vamos consumir. A lista de compras também permite comparar preços entre lojas e procurar promoções dos produtos que sabe que realmente precisa.
🛒 Evite fazer compras com fome: Parece um pormenor, mas a verdade é que fazer compras de estômago vazio pode levar a decisões por impulso, como comprar snacks, chocolates ou outras guloseimas de que não necessita e que encarecem a conta.
Em casa:
🏠 Reduza o desperdício: Planear as refeições com antecedência também permite organizar melhor os alimentos disponíveis e evita que algo se estrague antes de ser utilizado. Se tem sobras de uma refeição, congele para que se mantenham por mais tempo e possam ser usadas em dias em que não quer ou não pode cozinhar.
🏠 Organize o frigorífico e a despensa: Ter uma visão clara dos produtos que já tem em casa ajuda a ter ideias e planear o menu da semana e a evitar compras duplicadas.
🏠 Cozinhe com ingredientes da época e na sua forma mais simples: Preparar refeições com alimentos frescos, como vegetais, leguminosas, carne e peixe, acaba por ser mais barato do que depender de refeições pré-preparadas ou produtos ultraprocessados, que não só têm preços mais altos como são muito menos saudáveis.
Fora de casa:
🍝 Opte por menus económicos: Muitos restaurantes oferecem menus do dia ou pratos especiais a preços reduzidos. Estes menus, além de serem uma opção mais em conta, muitas vezes incluem uma bebida e sobremesa, o que contribui para uma refeição completa e equilibrada.
🍝 Beba água à refeição: Em muitos casos, a bebida pode representar uma parte significativa da conta. Posto isto, optar por pedir água é uma boa forma de economizar na hora da refeição.
🍝 Faça Cartões de Fidelização: Alguns estabelecimentos oferecem programas de fidelização com descontos ou refeições gratuitas após um certo número de visitas.
Além de tudo isto…
👉 Reserve as entregas de comida para ocasiões especiais: Pedir refeições ao domicílio é prático, mas o custo da entrega e os preços dos pratos costumam ser mais altos do que uma refeição feita em casa. Guarde esta opção para momentos especiais e, sempre que possível, aproveite cupões de desconto ou promoções dos serviços de entrega.
Com estas pequenas mudanças de hábitos, é possível manter uma alimentação equilibrada e, ao mesmo tempo, aliviar o orçamento familiar. Controlar as despesas com a alimentação contribui não só para uma maior estabilidade financeira, como também para uma vida mais saudável e sustentável 🙌