Trofa volta a receber os Laboratórios de Literacia Financeira do Eu e a Minha Reforma
- Publicado em 17 setembro 2024
No passado dia 13 de setembro, o município da Trofa acolheu a primeira sessão do segundo grupo dos Laboratórios de Literacia Financeira, no âmbito do projeto "Eu e a Minha Reforma", uma iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda. O evento contou com a presença de Sérgio Araújo, Vereador da Educação da Trofa, e de Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, que destacaram a importância do projeto para a comunidade local.
A Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda deu início à sessão e elogiou o município da Trofa, descrevendo-o como "um município visionário", referindo-se à parceria estabelecida para a criação de cinco centros de info-inclusão em várias freguesias do concelho. Maria Amélia expressou admiração pela visão de futuro do município, destacando que a Trofa está "à frente do seu tempo" ao apostar em iniciativas de capacitação financeira e digital para a sua população.
Já o Vereador da Educação, Sérgio Araújo, reforçou a relevância do projeto, reforçando que "nunca se é demasiado velho para aprender", especialmente quando se trata de adquirir novas competências essenciais para o dia a dia. O Vereador salientou ainda que "a tecnologia veio para ficar, o digital veio para ficar “e que “acima de tudo, esta questão da ligação entre o digital e a literacia financeira é muito importante".
O projeto Eu e a Minha Reforma, que já está na sua segunda edição no município da Trofa, tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências financeiras e digitais entre a população, contribuindo para que os participantes possam tomar decisões mais informadas e seguras no seu quotidiano. O Vereador sublinhou que “o município da trofa tem tentado ao longo dos anos ter uma estratégia de município muito centrada nas pessoas", e revelou que a implementação dos laboratórios de literacia financeira “alargada a todas as freguesias do concelho”, reforçando o compromisso da Trofa com a capacitação da sua população.
A iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda visa enfrentar o défice de literacia financeira e digital em Portugal, proporcionando aos cidadãos ferramentas práticas que permitem melhorar a sua saúde financeira e prevenir situações de fraude ou burla, com impacto positivo no bem-estar individual e coletivo.