Participantes mais informados e felizes com o Eu e a Minha Reforma em Santa Maria da Feira
- Publicado em 02 setembro 2024
Foi a primeira vez que Santa Maria da Feira recebeu sessões de capacitação financeira e digital do Eu e a Minha Reforma. No final da primeira edição, o balanço dos participantes foi positivo, como mostram os testemunhos deste artigo.
Mais de 20 pessoas do município integraram a primeira edição dos Laboratórios de Literacia Financeira, desenvolvidos em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Planeamento e gestão de orçamento, poupança, crédito e endividamento, prevenção da fraude e capacitação digital foram alguns dos temas abordados, proporcionando aos participantes estratégias práticas para melhorar o seu presente e futuro financeiro.
Para alguns, o registo e cálculo das finanças pessoais foi uma novidade. “Foi a primeira vez na minha vida que registei as minhas despesas e realmente não tinha noção que os gastos eram tantos”, partilha um dos participantes, revelando a importância desta aprendizagem.
Já outros ficaram com desejo de aprender cada vez mais e apostar na temática da literacia financeira: “Gostava que estas sessões se repetissem até mesmo com outros temas. (…) Gostei imenso de todas as sessões. Aprendi muito!”.
“Gostei do conhecimento sobre os seguros e sobre os ensinamentos bancários”, relevou outro dos participantes, focando algumas das outras áreas abordadas nas sessões de capacitação.
Estes Laboratórios do Eu e a Minha Reforma foram realizados como parte da operação "Ativ`Idade", que integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira.
A aposta desta autarquia na literacia financeira estende-se ainda ao projeto No Poupar Está o Ganho, que é implementado nas escolas do concelho, também em parceria com a Fundação António Cupertino de Miranda.
Em Santa Maria da Feira levamos mais longe a literacia financeira 🙌