Refeições fora de casa: como gerir?

  • Publicado em 06 agosto 2024

Não é novidade que é cada vez mais caro fazer refeições fora de casa. Neste artigo, pode encontrar algumas dicas e estratégias que o vão ajudar a disfrutar destes momentos sem comprometer a sua carteira! 👇 

A rotina agitada leva-nos a fazer refeições fora de casa com alguma frequência. No entanto, se não for bem gerida, esta prática pode ter um impacto significativo nas nossas finanças. 

Posto isto, ao definirmos o nosso orçamento para gastos mensais com alimentação, devemos também considerar uma parte para as refeições fora de casa, que muitas vezes acontecem por uma questão de conveniência, mas também para usufruir com a família e os amigos.    

 

Que outras estratégias devo ter em conta? 

Antecipação e planeamento 

👉 Em qualquer circunstância, uma das melhores estratégias para poupar é sempre planear com antecedência. Antes de sair de casa, dedique alguns minutos online a pesquisar restaurantes com opções económicas e completas, assim como a opiniões de outros clientes que o podem ajudar a fazer uma escolha mais informada. 

👉 Também aplicações de avaliação de restaurantes e redes sociais podem ser ótimos aliados para encontrar o lugar perfeito que combine qualidade e preço acessível.  

 

Optar por menus económicos 

👉 Muitos restaurantes oferecem menus do dia ou pratos especiais a preços reduzidos. Estes menus, além de serem uma opção mais em conta, muitas vezes incluem uma bebida e sobremesa, o que contribui para uma refeição completa e equilibrada.  

👉 Outra dica é estar atento às promoções em dias específicos da semana, onde os preços podem ser ainda mais atrativos. 

👉 Este tipo de ofertas são também uma ótima forma de variar a sua alimentação e descobrir novos sabores, sem gastar muito.  

 

Água: a escolha mais inteligente e económica 

👉 Em muitos casos, a bebida pode representar uma parte significativa da conta. Posto isto, optar por pedir água é uma boa forma de economizar na hora da refeição. 

👉 Levar consigo uma garrafa de água reutilizável pode também ser uma ótima maneira de poupar dinheiro e contribuir para a sustentabilidade ambiental. 

 

Faça Cartões de Fidelização 

👉 Alguns estabelecimentos oferecem programas de fidelização com descontos ou refeições gratuitas após um certo número de visitas. Informe-se sobre estes programas nos seus restaurantes favoritos e tire partido destas vantagens para poupar nas suas refeições. Registar-se em newsletters ou seguir as redes sociais dos restaurantes pode também garantir acesso a promoções exclusivas e ofertas especiais. 

 

Perguntaram-lhe se concorda com o adicional da Taxa de Serviço no momento do pagamento? Saiba o que é: 

👉 A taxa de serviço é um valor cobrado em muitos restaurantes, bares e outros comércios alimentícios, normalmente de até 10% do total consumido pelos clientes. Tal como as gorjetas, na maioria dos casos, este valor é distribuído pelos funcionários. 

👉 É cada vez mais comum que perguntem se concorda ou não com este bónus quando está a pagar a sua refeição, mas a verdade é que esta taxa não é obrigatória. 

👉 Isto porque, acaba por ser um valor com o qual não estávamos a contar e o objetivo é ficar sempre dentro do orçamento definido!  

 

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para que possa desfrutar de refeições fora de casa de forma mais responsável e equilibrada. Bom apetite! 😊