Nova Edição dos Laboratórios de Literacia Financeira arranca na Maia
- Publicado em 08 julho 2024
Esta semana, recebemos, em parceria com a Câmara Municipal da Maia, um novo grupo de participantes no Eu e a Minha Reforma. Até julho, vão decorrer, neste município, Laboratórios de Literacia Financeira pensados para a capacitação de adultos e seniores.
Como decorrem os Laboratórios de Literacia Financeira?
Os Laboratórios são sessões de capacitação financeira e digital. No caso da Maia, os novos participantes vão juntar-se duas vezes por semana, presencialmente, até ao final de julho.
Sempre acompanhados por um formador, vão aprender mais sobre poupança, planeamento e gestão do orçamento, prevenção de fraude, seguros, entre outros temas.
Uma experiência continuada
Não é a primeira vez que a Câmara Municipal da Maia se associa ao Eu e a Minha Reforma. Na verdade, esta autarquia foi uma das pioneiras na implementação do programa, aquando do seu lançamento, em 2020.
Já este ano, um outro grupo de participantes completou os seus Laboratórios de Literacia Financeira. Até 2025, serão lançadas mais inscrições (sempre gratuitas!) para novos grupos.
Uma aposta reforçada na literacia financeira
Não é apenas nos adultos que se centra a aposta da Câmara Municipal da Maia na literacia financeira. O município tem uma visão integrada deste tema, disponibilizando outros três programas da Fundação António Cupertino de Miranda, que permitem chegar a diferentes públicos:
👉 No Poupar Está o Ganho, dedicado às escolas.
👉 Por Tua Conta, adaptado ao Ensino Profissional.
👉 Educação Financeira | Uma Necessidade Especial, dedicado às pessoas com deficiência e incapacidade que apresentem necessidades adicionais de suporte na aprendizagem.
A implementação destes projetos é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na Maia, também levamos mais longe a literacia financeira 🙌