Economia circular: reciclar e reutilizar nunca foi tão importante!
- Publicado em 07 junho 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial do Ambiente, refletir sobre práticas e hábitos sustentáveis torna-se ainda mais relevante. A economia circular surge como uma solução vital para os desafios ambientais atuais, promovendo a reutilização, reciclagem e redução de resíduos. Saiba neste artigo o que é, quais os benefícios e exemplos da sua implementação 👇
Por ano, são produzidos 2,2 mil milhões de toneladas de lixo na União Europeia. Para tentar mudar este panorama, existe legislação relativa à gestão de recursos que visa promover a mudança de uma economia linear (na qual os recursos são extraídos para fabricar produtos que eventualmente se tornam resíduos e são desperdiçados) para uma economia circular.
O que é a economia circular?
♻️ A economia circular é um modelo de produção e consumo que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Inspirada nos mecanismos dos ecossistemas naturais, o ciclo de vida dos produtos é alargado e o conceito de “fim de vida”, presente na economia linear, é substituído.
♻️ Este tipo de sistema implica a redução do desperdício e/ou dos resíduos ao mínimo, sendo os materiais mantidos dentro da economia, graças à reciclagem, o que permite que sejam utilizados novamente e que criem mais valor.
♻️ No contexto da economia circular, os produtos são desenhados para terem uma vida útil prolongada, podendo ser reparados, reaproveitados e reciclados, minimizando assim a extração de novos recursos naturais e a produção de resíduos.
Quais os benefícios da economia circular?
♻️ Protege o ambiente
Reutilizar e reciclar os produtos permite uma menor e mais lenta extração de recursos naturais, reduzindo a perturbação das paisagens e dos habitats. Além disso, com uma diminuição nos processos industriais para a produção de novos produtos, a economia circular faz com que haja uma redução da emissão de gases com efeito de estufa.
♻️ Reduz a dependência de matérias-primas
A oferta de matérias-primas essenciais é cada vez mais limitada. A reciclagem destes materiais reduz riscos associados ao sistema procura-oferta, como a subida e descida de preços, a disponibilidade de produto e a dependência nas importações.
♻️ Cria emprego e diminui as despesas dos consumidores
A economia circular faz com que os produtos produzidos sejam desenhados para serem mais duradouros e inovadores, de modo a aumentar o seu ciclo de vida. Este mecanismo permite aos consumidores poupar dinheiro a longo prazo e impulsiona a inovação e a competitividade em diferentes setores da economia, o que pode incentivar o crescimento económico e gerar empregos.
Como implementar uma economia circular?
Ao longo dos anos, mais precisamente, desde 2020, a União Europeia tem vindo a desenvolver medidas para incentivar a economia circular. Alguns exemplos destas propostas são:
♻️ Maior regulação em setores com utilização intensiva de recursos, como os plásticos, têxteis e materiais de construção.
♻️ Medidas adicionais para alcançar uma economia neutra em termos de carbono, sustentável, livre de substâncias tóxicas e totalmente circular, até 2050, incluindo regras de reciclagem mais rigorosas.
♻️ Melhorar a produção de embalagens para promover a reutilização e a reciclagem, exigindo uma transação para os plásticos de base biológica, biodegradáveis e compostáveis.
No entanto, a economia circular não é apenas uma estratégia empresarial ou governamental, visto que todos nós podemos ser agentes ativos nesta mudança, começando por adotar hábitos e práticas mais sustentáveis no dia-a-dia. Por exemplo:
♻️ Pensar duas vezes antes de comprar algo de que não precisamos.
♻️ Optar por produtos mais duradouros e de qualidade, que podem ser reutilizados.
♻️ Escolher itens com embalagens recicláveis ou biodegradáveis.
♻️ Não esquecer os 3Rs: reduzir, reutilizar, reciclar.
♻️ Doar produtos que já não utilizamos.
♻️ Escolher produtos em segunda mão.
Informar-se e informar os outros sobre os benefícios da economia circular ajuda a criar uma consciência coletiva sobre a importância da sustentabilidade. Não se esqueça que todos podemos ter um papel na mudança! 😊