Novo cartão de cidadão: o que muda a 10 de junho?
- Publicado em 30 abril 2024
Se ainda se lembra da passagem, em 2007, do Bilhete de Identidade para o Cartão de Cidadão, agora, vai assistir a uma nova mudança – mas não tão profunda! O Novo Cartão do Cidadão começa a ser emitido a 10 de junho, traz alguns ajustes e mais tecnologia. Conheça-os neste artigo 👇
Não é novidade que o mundo está a tornar-se cada vez mais digital e o desenvolvimento de um Novo Cartão de Cidadão vem provar exatamente isso: o novo modelo traz avanços tecnológicos e reforça a segurança dos dados dos cidadãos.
“Embora seja físico, cerca de 50% das suas características são digitais, integrando, em simultâneo, mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital, através do recurso a materiais inovadores, mantendo-se, à data, como um dos documentos de identidade mais seguros do mundo”, pode ler-se no site da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça.
Que mudanças traz o Novo Cartão de Cidadão?
👉 Vai incorporar a tecnologia contactless, como já acontece com os cartões bancários, simplificando a leitura de informação. Com esta tecnologia, já não será preciso a utilização de leitores de cartões e apenas será necessário aproximar do dispositivo para aceder aos dados. Contudo, esta tecnologia não impossibilita a leitura nos dispositivos antigos.
👉 Um dos objetivos da mudança é que, no futuro, o CC possa ser utilizado também como título de transportes de todo o país ou ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos.
👉 A nível visual, a fotografia terá maiores dimensões, permitindo identificar melhor o titular, e o chip que já conhecemos passará a estar no verso.
👉 Há também algumas mudanças gráficas que remetem para elementos da cultura portuguesa, como o mar.
Quando muda o CC?
A nova versão do Cartão de Cidadão vai ser emitida a partir de 10 de junho, data escolhida de forma simbólica por ser Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Está previsto que substitua os documentos caducados e os que caducarem a partir dessa data.
Tenho de pedir um novo documento ou fazer alguma alteração?
Não, poderá continuar a usar o seu CC atual até à data em que caduca. Após a data de 10 de junho, quando tiver de fazer um novo CC, já receberá a nova versão.
A evolução digital faz parte do nosso dia-a-dia. Também por isso a capacitação digital integra o programa Eu e a Minha Reforma, associando-a aos conhecimentos que podem melhorar o seu bem-estar financeiro. Saiba mais sobre este programa aqui.