O projeto “Eu e a Minha Reforma” está de regresso à Maia

  • Publicado em 05 abril 2024

No último mês, começou, na Maia, uma nova edição dos Laboratórios de Literacia Financeira, realizados no âmbito do Eu e a Minha Reforma. O projeto, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em parceria com a Câmara Municipal da Maia, tem como objetivo principal promover a literacia financeira e digital entre a população adulta.

Conheça alguns detalhes sobre a presença do Eu e a Minha Reforma na Maia:

👉 O projeto vai ser implementado pela Câmara Municipal da Maia, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, até ao final de 2025.

👉 Entre 2020 e 2022, a Maia foi um dos seis concelhos do Grande Porto a implementar o Eu e a Minha Reforma junto da população.

👉 Agora, as novas sessões dos Laboratórios de Literacia Financeira acontecem de forma presencial e são dirigidas ao público adulto.

👉 O município da Maia integra outros projetos de literacia financeira da Fundação: o No Poupar Está o Ganho, dedicado às escolas, o Por Tua Conta, dedicado a alunos do Ensino Profissional e o Educação Financeira | Uma Necessidade Especial, dedicado às pessoas com incapacidade intelectual, no que concerne à compreensão e gestão do dinheiro.

Municípios diferentes, objetivos comuns

Tal como nos outros municípios onde é ou já foi implementado, o Eu e a Minha Reforma leva os participantes da Maia a desenvolverem conhecimentos e competências que lhes permitem tomar decisões financeiras mais informadas e conscientes.

Através da capacitação financeira, o programa combate também a exclusão económica e social, tendo especial atenção para as pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade.

Nas sessões do Eu e a Minha Reforma são abordados os seguintes temas-chave: planeamento e gestão de orçamento, poupança, produtos financeiros, capacitação digital, crédito e endividamento, direitos e deveres, prevenção da fraude, seguros e impostos.

Os conteúdos são explicados partindo da linguagem do dia-a-dia e são disponibilizados recursos aos participantes, através da plataforma digital e em suporte físico.

Na Maia, também levamos mais longe a literacia financeira 🙌