Santo Tirso: o regresso à atividade presencial do Eu e a Minha Reforma

  • Publicado em 20 dezembro 2021

Ao longo do último ano, e devido ao contexto pandémico, os Laboratórios de Literacia Financeira do projeto Eu e a Minha Reforma tiveram de acontecer online. Apesar de as sessões digitais continuarem disponíveis, a atividade presencial já começou a ser retomada.

Santo Tirso foi o primeiro município a receber sessões presenciais, em duas edições que abrangeram as Juntas de Freguesia de Roriz e Vila Nova do Campo. De forma mais próxima, mas cumprindo todas as medidas de higiene e segurança necessárias, foi em ambiente de grande participação e partilha que decorreram todas as sessões de ambos os grupos.

Dicas de poupança, meios de pagamento, bancos e até a planificação dos gastos de Natal foram alguns dos temas abordados. Também em destaque esteve a presença do Banco de Portugal com dois assuntos de grande interesse para os participantes: os Serviços Mínimos Bancários e a prevenção da fraude. Esta última passou pela sensibilização dos participantes para diversos tipos de fraude, incluindo para as notas contrafeitas, que todos tiveram oportunidade de aprendeer a distinguir. 

? Veja aqui os testemunhos dos participantes do Eu e a Minha Reforma!  


Para o sucesso destas sessões, foram fundamentais a colaboração e o empenho não só dos participantes, mas também das Juntas de Freguesia, que se tornaram verdadeiras parceiras da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. “Depois do repto lançado também através da Câmara Municipal de Santo Tirso, nós quisemos associar-nos e dar mais atividade, mais desenvolvimento à nossa população sénior”, explicou Marco Cunha, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Campo. Já em Roriz, a Fundação contou com o apoio de Moisés Andrade, Presidente da Junta de Freguesia, e de Maria Fernanda Fernandes, também membro do Executivo que sublinhou a importância da participação no projeto: “a Junta de Freguesia aderiu a este projeto, por achar que era realmente interessante e ia ser bom para os rorizenses poderem adquirir conhecimentos nesta área”.

Estão já abertas inscrições para as próximas edições presenciais e online do Eu e a Minha Reforma dedicadas não só a Santo Tirso, mas também a todos os outros municípios envolvidos no projeto: Porto, Maia, Matosinhos, Valongo, Vila Nova de Gaia. Consulte as datas neste site!