Ouvi dizer que existe um simulador para calcular o capital dos seguros de habitação, mas...como funciona?

Um dos desafios que são frequentemente reportados pelos consumidores de seguros é a dificuldade em definir o capital a segurar quando fazem o seguro da sua habitação. Por esse motivo, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) desenvolveu e disponibiliza agora no seu site (www.apseguradores.pt) um simulador para o cálculo de custo de reconstrução de imóveis, o SCRIM (https://scrim.apseguradores.pt/). Esta ferramenta, disponibilizada de forma digital e gratuita, tem como objetivo apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, e que corresponde ao custo de reconstrução de imóveis.

É uma ferramenta transparente e de fácil utilização, concebida para ajudar o tomador do seguro a realizar, a partir de um nível de informação relativamente simples, a projeção do valor de reconstrução do imóvel, isto é, o valor do capital seguro. 

Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador – correspondentes à área, qualidade, localização, arquitetura e outros elementos caracterizadores do imóvel – é calculado no momento um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fração com um padrão equivalente. O valor obtido poderá e deverá ser sempre objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso da fração ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente.

Os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos. Por este motivo, os tomadores não estão obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel.

Este simulador foi desenvolvido com base numa fundamentação metodológica produzida de forma totalmente independente pela FUNDEC, Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura, ligada ao Instituto Superior Técnico.

 

Artigo com a colaboração de: Luís Sanches, Formador da Associação Portuguesa de Seguradores (APS). A APS colabora com a FACM nas sessões sobre seguros do programa Eu e a Minha Reforma. Inscreva-se e saiba mais sobre a importância dos seguros no dia-a-dia.