5 dicas úteis para fazer uma melhor gestão dos gastos em férias de família

  • Publicado em 20 junho 2022

As férias de verão estão aí à porta e com elas chegam as questões sobre como fazer uma gestão sustentável dos gastos nas férias em família.

O Eu e a Minha Reforma pretende mostrar a importância da poupança, da gestão do dinheiro e do consumo responsável…e essa missão não tira férias! Por isso, deixamos algumas dicas sobre como gerir de forma mais eficiente os gastos para que, este ano, as férias em família sejam divertidas e sem preocupações.

Planear com antecipação

O primeiro passo para controlar melhor os gastos nas suas férias em família é planear com antecipação. É importante orçamentar as despesas que prevê ter durante as férias, desde o alojamento, às deslocações e refeições. Ao mesmo tempo, deverá ter em conta uma margem para gastos extra que possam surgir.

✈️ Escolher um destino em conta

Se estiver a pensar em passar as suas férias em família no estrangeiro, pode optar por um destino mais barato, onde a moeda desvaloriza.

Contudo, a aposta no turismo nacional pode ser uma opção mais em conta. Portugal, além das praias conhecidas do Algarve, oferece vários pontos de contacto com a natureza ou cidades e vilas para explorar em família.

? Poupar no alojamento

Para férias em família, alugar um apartamento/casa durante uns dias pode ficar mais barato do que reservar a estadia num hotel. Existem excelentes opções para todos os gostos e necessidades.

Nas plataformas de pesquisa de alojamento, por vezes, existem promoções para quem reserva através da aplicação móvel, o que pode ajudar a cortar na despesa. Porém, antes de agendar estadia numa destas plataformas, verifique se o preço de marcar diretamente com o alojamento escolhido não são inferiores. Às vezes, há variações de valor!

? Poupar na alimentação

Uma boa forma de controlar os gastos durante as férias é fazer grande parte das refeições em casa, caso decida alugar um apartamento. Pode, também. optar por fazer piqueniques ao almoço!

? Poupar no transporte

Se as suas férias forem passadas em grandes cidades, o recurso a transportes públicos é uma boa dica para poupar, uma vez que há diferentes opções de passes por um valor simbólico. Se o clima permitir, andar a pé ou alugar uma bicicleta acaba por ser o melhor para conhecer a cidade e poupar no orçamento.

Que estas férias possam ser repletas de bons momentos em família!